A AEPHUS (Associação Espírita de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais) tem plena compreensão da importância das áreas de humanidades para a composição de saberes científicos, com criticidade e capacidade criativa. Sendo assim, repudia a decisão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações que, por meio de comunicado no site do ministério, no dia 23 de abril de 2020, informou sobre a exclusão das áreas de humanas, artes e ciências sociais nos editais de bolsas de iniciação científica (CNPQ). Com esta medida estas áreas de saberes se verão em grandes dificuldades para darem andamento em suas produções, que são usufruto de toda sociedade.
Ao afirmar que somente os campos que estiverem direta ou indiretamente ligados às tecnologias receberão esse tipo de incentivo/financiamento, fica evidencianda uma compreensão rasa das inter-relações entre as diversas áreas de conhecimento, a fim da construção efetiva de saberes, ou seja, de ciência.
Portanto, a AEPHUS manifesta seu repúdio a tal decisão, que permite que os aparatos técnicos da civilização se interponham em desconexão com as construções da cultura, significando em um retrocesso frente a historicidade dos debates e discussões acerca de uma ciência efetivamente humanizada.
NOTA PÚBLICA PELA PESQUISA EM HUMANIDADES

Deixe um comentário